FavelaNews

Nossa favela como ela é

Notícia das comunidades periféricas do Recife

A Princesa do Beco e o Lampião Cromado

Ficção • 1 hr 27 min 54 sec • Comédia, Drama. Julho 2016

 Severina, uma menina de dez anos que mora num beco estreito na periferia de Recife, vê a sua comunidade com olhos diferentes: para ela, a favela é cenário de uma conta de fadas, onde príncipes e cavaleiros lutam entre reinos rivais, e o romance sempre pode estar na volta da esquina. 

Severina conta a história do seu herói, Okado, um jovem bailarino de breakdance que acaba de ser convidado a interpretar um ganguista numa novela. Okado deseja apresentar um personagem honesto, assim que passa pelas favelas, entrevistando bandidos e traficantes… só para descubrir que o verdadeiro padrinho do tráfico, um policial corrupto, não quer que ninguês investigue seus negócios. Oa mesmo tempo, Okado aprende que a diretora da telenovela não tem interesse em um bandido de verdade: só quer um “vilão barato da favela.”

Enquanto os dragões fecham a cerca ao redor do beco e as tensões crescem entre as favelas rivais, Severina só vê uma esperança: uma lendária rabeca mágica que faz as pessoas dançarem quando querem brigar. Ela se empenha para roubar a rabeca, embora a mesma fica em mãos do chefe do tráfico da favela rival.

Com uma mistura da inocência infantil e a honestidade de um documentário, A Princesa do Beco e o Lampião Cromado apresenta a favela de maneiro que vocês nunca viu.

Entrevistas com os que fizeram o filme